KRAKATOA 😱🌋 - O fio

O Krakatoa está em erupção?
O Círculo de fogo do Pacífico está em atividade fora do normal?
O mundo vai acabar e vamos todos morrer?
É o "acopalipse"?
Primeiro, Krakatoa:

1) O arquipélago e o vulcão

O arquipélago de Krakatoa é atualmente é formado um pequeno conjunto de ilhas localizado entre Java e Sumatra, na Indonésia. Elas são remanescentes da fatídica erupção do vulcão Krakatoa em 1883.
O vulcão Krakatoa em si não existe mais, ele colapsou na catastrófica erupção do século XIX.
Todavia, em 1927, um novo cone vulcânico emergiu de sua caldeira, o Anak Krakatoa (o 'filho de Krakatoa', em indonésio). E é o ANAK KRAKATOA que entrou em erupção ontem (sexta, 10/03).
Por que o medo em relação ao 'Krakatoa'?

Por que a famosa erupção de 1883 foi uma das mais violentas registradas na História e matou MAIS DE 36.000 pessoas.
Para se ter uma ideia, a intensidade da explosão do Krakatoa foi até 10.000 x maior que a da bomba que devastou Hiroshima
A grande explosão aconteceu em agosto de 1883. Ela gerou um som tão intenso, que este pode ser ouvido em toda Oceania, na Ásia, no continente africano e até na Europa😱! O mapa abaixo (de Trübner & Company, 1888) mostra a extensão da onda sonora:
As mortes geradas pela explosão do Krakatoa foram causadas pela explosão direta do vulcão (mais de 165 vilas locais destruídas) e também pelas tsunamis geradas, que atingiram várias localidades no entorno.

2/3 da ilha original de Krakatoa foram para os ares.
Não foi de repente que o Krakatoa explodiu em agosto 1883... O krakatoa acordou em 20 maio daquele ano. Uma série de erupções médias aconteceram ao longo de maio e junho. Em julho, o cume do vulcão estava largamente destruído, em 26 de agosto uma imensa erupção teve início e ....
Em 27 de agosto de 1883 aconteceu o "Inferno de Java".
A explosão de 27 de Agosto gerou tsunamis de até 40m de altura, que destruíram as linhas costeiras do estreito de Sonda. Depois de cada onda, a água retrocedia e seguia-se uma aparente acalmia. Em seguida, apareceria uma outra onda muito maior que a anterior...
Mais de 25km cúbicos de rocha foram ejetadas do vulcão. Durante meses depois da erupção, o estreito de Sonda ainda estava congestionado com grande quantidade de pedras-pomes (que flutuam por serem muito pouco densas).
Todavia, a erupção de 1883 não foi a primeira do Krakatoa. Cicatrizes de erupções passadas demonstram a atividade violenta do vulcão em outras ocasiões. Porém destas, não temos claros registros históricos como temos da de 1883. Filmes e livros foram feitos sobre o evento.
Aconselho o livro "Krakatoa: o dia em que o mundo explodiu" de Simon Winchester, que é geólogo e escritor. Tem em português.
A erupção de 1883 jogou tantas cinzas na atmosfera que conseguiu alterar a temperatura do planeta em até -0.4°C e alterou a coloração do céu em muitas regiões (até na Europa!) pelos anos seguintes.
Bom... quer dizer que o Anak Krakatoa em erupção agora é sinal de uma grande catástrofe à vista?!
- Não necessariamente...
O Anak Krakatoa tem demonstrado atividade esporádica desde que emergiu em 1927.
Em 2018 ocorreu a sua atividade + catastrófica até então. Um colapso submarino de parte de sua caldeira gerou uma tsunami q matou mais de 400 pessoas e feriu mais de 14.000 no estreito de Sunda. Foi a erupção vulcânica mais mortal registrada no século 21.
Depois disso, o vulcão demonstrou atividade em 2019 e agora em abril de 2020...
(continua, o Twitter tinha me bloqueado temporariamente de postar....)
As ilhas da Indonésia, localizam-se em zona de convergência de placas tectônicas e nessas zonas é comum a ocorrência de atividades vulcânicas. O mapa abaixo mostra a ocorrência de vulcões na região, com destaque para o Anak Krakatoa.
Esta região, por sua vez, faz parte do famoso " Círculo de Fogo do Pacífico", uma série quase contínua de fossas oceânicas, arcos vulcânicos e vulcões em atividade. Este "anel de fogo" acompanha o contato de grandes placas tectônicas e ...
...a atividade de vulcões e terremotos é resultado da interação entre essas placas. Essa região toda evidencia diretamente de que nosso planeta está ativo. Veja no mapa abaixo o mapeamento de vulcões ativos (amarelo) e ocorrência de terremotos (vermelho) (1990-2013).
A erupção do Anak Krakatoa e a atividade de alguns outros vulcões na região são reflexo das forças de interação entre as placas. É como um "alívio" q ocorre esporadicamente.
A erupção de ontem, q se estendeu até hoje de manhã, foi bem menor do q a de 2018
A atividade do vulcão está sendo monitorada de perto por agências especializadas da região e outras agências do mundo. Não há nada fora do comum, por enquanto. O alerta para a população local continua.
Repetindo, ***a atividade reportada até o momento é normal***. O estado de alerta local é apenas uma precaução, enquanto a atividade continua sendo monitorada ( https://twitter.com/infoBMKG ).
O medo que se espalha pelo público é apenas pela fama do vulcão. E que fama ;)
O alerta de precaução é valido porque é muito difícil prever quando grandes catástrofes vulcânicas vão acontecer... Sabemos onde elas podem ocorrer, mas não quando. O monitoramento constante de vulcões é extremamente importante e necessário...
É possível, em alguns casos, detectar a ocorrência de atividades potencialmente perigosas de vulcões em questão de semanas ou dias, outras em questão de horas ou minutos. Outras não podem nem ser detectadas. Por isso é importante manter a população em alerta.
You can follow @alinemghilardi.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: