- Thread-
O coronavírus trouxe um grande debate: alimentação com animais silvestres.

Vejo muito gente criticando os chineses por isso, mas aqui no Brasil essa pratica é muito comum também; quais os perigos para nós?
Pra quem principalmente mora no interior do país, está acostumado a escutar histórias de pessoas que comem/comeram tatus, serpentes, capivaras, pacas, macacos, por ai vai, a lista é imensa. Esses animais também podem transmitir vírus, bactérias para nós.

https://www.caaraponews.com.br/noticia/59223/acougueiro-e-colega-sao-autuados-em-r-30-mil-por-cacas-jacare-e-tatu
Vírus são seres simples formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético. Sofrem muitas mutações, e mutações podem permitir que vírus possam também infectar seres humanos, assim como foi com a COVID-19. Saltaram de (provavelmente) pangolins para nós.
O perigo de consumir TATUS!

Tatus são um dos mais caçados e consumidos no país. Alimentar-se de sua carne pode trazer doenças como Lepra (bactéria), leishmaniose (protozoário) e até ser contaminado por fungos, a chamada ''febre do vale'' [1] fonte no final.
Em 2013, pesquisadores dos EUA encontraram em serpentes, especificamente em jibóias (Boa constrictor) uma classe totalmente nova de aenovírus. Os arenavírus só haviam sido identificados em mamíferos, e encontrar em serpentes mostra como esse vírus saltou +
Capivara também é um animal que é bastante caçado.

Diversas doenças virais já foram identificadas nesses animais. Entre elas a chamada ''Influenza eqüina'', que é uma doença respiratória aguda causada por dois subtipos distintos do vírus da influenza A, o H7N7 e o H3N8 +
Capivaras de São Paulo e Minas gerais foram identificadas com esses vírus.
Em capivaras também já foi encontrado o vírus da Raiva, que a taxa de mortalidade é quase de 100%.
Capivaras também já foram encontradas com Febre aftosa. Causada por um vírus do gênero Aphthovirus +
Ressalta-se que, devido à elevada capacidade de mutação e recombinação desses vírus, há uma ampla variação na antigenicidade e na virulência entre eles.

[2] fontes no final
Esses são apenas alguns exemplos de milhares de animais silvestres que as pessoas se alimentam no Brasil. Qual a diferença para os chineses? Lógico que aqui não é comum ver em mercados, como na China, mas logicamente se alimentam mesmo assim.
Esses surtos podem acontecer em qualquer momento e qualquer local do mundo, afinal, vírus estão constantemente sofrendo mutações, e para que um vírus salte de uma capivara para nós, não é impossível.
You can follow @BiodiversidadeB.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: