Vídeo-conferência do Eurogrupo, diálogos acalorados entre ministros depois das 4h da manhã. Mário Centeno e Wopke Hoekstra, ministro das finanças da Holanda:
👇👇
Hoekstra: "estas propostas são completamente inaceitáveis, a nós ninguém dá nada, as regras são para cumprir"
Centeno: "eu sou professor de economia, posso discutir orçamentos e taxas consigo mas que parte o senhor não entende que isto é uma emergência? Uma emergência!"
Bruno Le Maire, ministro francês: "estão a morrer centenas, milhares e os ministros das finanças estão a brincar com palavras e adjectivos. É uma vergonha para o Eurogrupo, é uma vergonha para a Europa."
No início do Eurogrupo as posições de países e grupos estavam tão distantes e crispadas - incluindo um afastamento entre França e Alemanha - que um participante achou que seria melhor cancelar o encontro.
Aos poucos, contudo, França e Alemanha aproximaram-se e começou a surgir um consenso: empréstimos do MEE sem condições + compromisso para um plano europeu de recuperação económica (que ninguém sabe ainda como será financiado).
A Holanda foi perdendo aliados e acabou isolada. Primeiro descolaram alguns dos países bálticos, depois a Áustria e finalmente, já de manhã, falou a ministra finlandesa: "entrei aqui com muitas dúvidas e objecções mas agora chegou o momento do compromisso."
O ministro holandês, porém,manteve a intransigência até ao fim: empréstimos só com condições (ajustes orçamentais, reformas) e até o programa da Comissão de emprego não podia ter esse nome/função exclusiva pelo risco de ser visto como embrião d um seguro comunitário de desemprego
Ponto destacado por várias fontes - Wopke Hoekstra é líder do partido democrata-cristão da Holanda e rival do Primeiro-Ministro, Mark Rutte, nas próximas eleições. E não quer que o eleitorado caseiro o veja ceder. Os grandes momentos cruzam-se também com pequenas ambições.
Pelo radicalismo e obstinação, fonte descreve mesmo o ministro das finanças holandês como um "Varoufakis ao contrário".
Poderá o ministro holandês ceder no encontro de amanhã? Muitos duvidam, outros esperam que uma chamada de Merkel a Rutte possa desatar o nó. Se não houver acordo a bola regressa aos chefes de governo.
You can follow @PedroMoreiraTVI.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: