#1 Em fevereiro, a reputada @TheLancet publicou o artigo abaixo refutando a tese de que o #COVIDー19 tenha surgido do mercado de Wuhan. Uma parte importante dos primeiros infectados não tinha relação com o local. https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30183-5/fulltext">https://www.thelancet.com/journals/...
#2 Apesar de zero confiáveis, as autoridades locais parecem ter mostrado com certa consistência que os morcegos portadores do #Coronavirus que deu origem ao #COVIDー19 não são endêmicos da região e tampouco são vendidos como iguaria no mercado de Wuhan. Surgindo mais dúvidas.
#3 Em meio às dúvidas, surgiram muitas teorias bem criativas. Que cientistas americanos e canadenses venderam vírus para #China que o usou como “arma biológica”. Outros alentaram a teoria de que a China intencionalmente quebrou o mundo para avançar sobre os seus escombros.
#4 Em fevereiro, dois cientistas chineses postaram um documento no site Research Gate. O texto, bastante curto para ser chamado de paper, traz uma explicação bem interessante. Tão interessante que rapidamente desapareceu da plataforma. Sugerindo possível censura.
#5 Se de fato foi censura. Ainda bem que a #China ainda não pode controlar tudo. O artigo já havia sido gravado pelo impagável @waybackmachine. Disponibilizo aqui o conteúdo a contragosto de Pequim: https://web.archive.org/web/20200214144447/https:/www.researchgate.net/publication/339070128_The_possible_origins_of_2019-nCoV_coronavirus">https://web.archive.org/web/20200...
#6 Localizados pelo @WSJ os autores negaram censura. Disseram ter deletado o documento, pois ele "não se sustentava". Bobagem. Os pontos elencados por eles são bem objetivos. Este artigo do @washingtonpost, aponta para o mesmo caminho: um acidente. https://www.washingtonpost.com/opinions/global-opinions/how-did-covid-19-begin-its-initial-origin-story-is-shaky/2020/04/02/1475d488-7521-11ea-87da-77a8136c1a6d_story.html">https://www.washingtonpost.com/opinions/...
#7 As pesquisas com os morcegos, indica um virologista citado no @washingtonpost, eram conduzidas em laboratórios com nível de biossegurança aquém do exigido para esse tipo de experimento. A hipótese de um cientista ter se contaminado e saído pela ruas espalhando a doença é real.
#8 Assim como a então URSS adiou a comunicação do acidente na tentativa de consertar as coisas evitando o escândalo, a #China pode ter vivido o seu momento #Chernobyl escondendo o início da pandemia e depois mentindo sobre as características do vírus e amplitude do problema.