Os fatos que tenho às 16h34:
1. Bolsonaro disse a dois interlocutores que Mandetta está fora do governo.
2. Três grandes empresários próximos ao governo receberam a informação de que devem tratar com Osmar Terra.
3. Nise Yamaguchi foi sondada para ocupar um cargo na Saúde.
4. Militares estavam, há até uma hora, tentando demover Bolsonaro da decisão de bicar Mandetta.
5. Ministros do Supremo e aliados de Mandetta mandaram recado a Bolsonaro: em resumo, o bicho vai pegar. Como? Não falaram. Mas a tática, como antecipamos, é usar um pedido de impeachment a ser enviado pela OAB para emparedar de vez o presidente.
6. A situação de Mandetta se deteriorou entre sexta e sábado. Acredite: a live com Jorge e Mateus pesou. A Bolsonaro, pareceu esculacho.
8. O Datafolha que mostrou a relativa falta de apoio popular à renúncia de Bolsonaro fortaleceu o ímpeto do presidente em maçaricar Mandetta.
9. Pode ser apenas uma plantação para desautorizar a imprensa? Diante da quantidade e diversidade de fontes, e da sequência temporal que descrevi, parece-me maquiavélico demais. Altamente improvável.
10. Reitero que a postura errática do presidente recomenda cautela, apesar desses fatos. Até sair no Diário Oficial, tudo é possível. São negociações em andamento. Trata-se de um movimento muito grave por parte do presidente, afinal.
11. Há outros fatos relevantes. Estão nos tuítes anteriores e na matéria de sábado. Mais tarde, no site. A ver o desenrolar dessa crise.
You can follow @diegoescosteguy.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: