No dia internacional da mulher (atrasado) veja como a gaúcha de Santa Rosa tornou-se a rainha de uma nação.

Xuxa: o maior fenômeno do Brasil - a thread
Aos 16 anos, Xuxa foi descoberta por um olheiro e virou modelo. Em 1 ano, já tinha feito 80 capas de revistas e era um dos rostos mais conhecidos.

A maior prova do seu prestígio tenha sido sua contratação pela Ford Models, uma das mais respeitadas agências de modelos do mundo.
No lançamento de sua Playboy, Xuxa recebeu o convite de Maurício Sherman para ser apresentadora de um programa infantil. Ele disse que Xuxa tinha o sorriso de Doris Day, a sensualidade de Marilyn Monroe e uma pitada de Peter Pan.

Após relutar e achar uma loucura, ela aceitou
Em 1983, Xuxa estreou na Manchete no "Clube da Criança". Sua agenda se dividia entre ser modelo em NY pela Ford Models e gravar os programas. A atração tinha baixo orçamento e Xuxa tinha se virar com as crianças, até que ganhou sua primeira Paquita, Andréa Veiga.
O sucesso na Manchete chamou atenção de Boni, o todo poderoso da TV Globo. A emissora vinha perdendo para o Bozo, do SBT, e precisava de uma estrela

Xuxa só aceitou o convite com uma imposição: ter seu nome no programa. Foram feitas apostas de que ela não duraria 1 ano no canal
Em 1986, estreava o programa infantil de maior sucesso da TV brasileira, o "Xou da Xuxa", que alcançava picos de audiência de 35 pontos. O cenário, a nave e o formato foram idealizados pela própria Xuxa. O programa foi ao ar até 1992 pra loira se dedicar a carreira internacional.
Tudo que a Xuxa tocava virava ouro, ou seja, se um produto levasse a marquinha da Xuxa era garantia de sucesso. Em meio à recessão dos anos 80 e 90, ela estimulava o mercado consumista vendendo brinquedos, alimentos, vestuário, higiene, material escolar, gibis e afins
Xuxa também ditou moda.Que menina nascida nos anos 80 nunca quis uma Botuxa? Ou uma saia de sua grife, O Bicho Comeu? Maria-chiquinhas, saias, botas e shortinhos se tornaram sua marca registrada. Até o uniforme militar das Paquitas era objeto de desejo de milhares de crianças.
Falando em Paquitas, todas as meninas dos anos 80 e 90 queriam ser um. Concursos no Brasil, Argentina, Chile e em outros países foram feitos.

Elas cantavam, dançavam e cuidavam da platéia. Foram 29 meninas, em 4 gerações, que eram miniaturas de Xuxa.
Xuxa nunca se intitulou cantora, mas ela é uma das mulheres que mais venderam álbuns de todos os tempos. São 50 milhões de cópias comercializadas e inúmeros hits.

O certificado de diamante foi criado quando o álbum "Xou da Xuxa" chegou a 1kk, qdo se esperava que morresse em 100k
As turnês de Xuxa arrastavam multidões. A loira recriava os seus programas no palco e cantava um hit atrás do outro.

Em 1989, Xuxa colocou 200 mil pessoas no Maracanã, com o show sendo exibido ao vivo pela Globo.

O público cantando "Abecedário da Xuxa" é o momento mais icônico.
O fenômeno da telinha se estendeu para a telona. Após algumas participações nos filmes d'Os Trapalhões, Xuxa estrelou o longa "Super Xuxa contra Baixo Astral", mas seu maior sucesso é "Lua de Cristal", que é o filme nacional de maior bilheteria dos anos 90.
Consagrada, Xuxa decidiu expandir o seu mercado pela América Latina. Em 1989, lançou um álbum em espanhol. O material vendeu 3kk, fazendo Xuxa divulga-lo em muitos países.

No Chile, ela cantou no Festival Viña del Mar e ganhou o Águia de Ouro, o maior prêmio da noite.
Em 1991, assinou com o canal argentino Telefé pra comandar o "Show de Xuxa", um programa em espanhol, que ficou no ar diariamente até 93, tendo uma média superior ao IBOPE no Brasil, batendo 45 pontos. O programa foi vendido para 17 países. Até hoje Xuxa é venerada na Argentina
Depois da América Latina, Xuxa foi conquistar a Europa e assinou contrato com a Tele 5. Foi lançado o "Xuxa Park".

A atração conquistou altos índices de audiência. Foram 45 pontos, um público estimado em 25 milhões de pessoas, espalhadas pela Espanha, Andorra, Portugal e França.
Xuxa foi cobiçada pelos norte-americanos por muito tempo, mas sempre recusava as propostas, um das barreiras era o inglês. Em 93, aceitou e estreou um programa diário com o seu nome.

Xuxa estranhou o público estadunidense, que é bem diferente do latino, e não renovou o contrato
O maior amor da vida de Xuxa foi o piloto Ayrton Senna. O casal teve que se separar por conta da agenda super apertada. Após a morte de Senna, Xuxa decidiu trabalhar menos e focar sua carreira no Brasil.
Em 1997, Xuxa passou a trabalhar para adultos e estreou o "Planeta Xuxa". Foi o primeiro programa comandado por uma mulher a entrar na guerra dominical.

Xuxa chegava a picar 35 pontos, vencendo Gugu.

O "Planeta" chegou ao fim em 2002 pra Xuxa voltar a trabalhar pra crianças.
O primeiro "Xuxa Só Para Baixinhos" foi lançado em 2000. Esse projeto foi criado pela própria Xuxa e ninguém acreditava nele. Por isso, ela teve que bancar tudo do seu próprio bolso.

O projeto lhe rendeu dois Grammys de Melhor Álbum Infantil.
Apesar de ter tido que já foi roubada e enganada por pessoas que trabalhavam para ela, Xuxa é uma das pessoas mais ricas do Brasil, foi a 1ª artista brasileira a entrar na lista dos mais ricos da Forbes. Atualmente, acumula mais de R$ 1 bilhão
Após 29 anos de parceria com a TV Globo, Xuxa deixou o canal em 2015 e assinou com a Record por 3 milhões mensais, sendo a mulher mais bem paga da televisão brasileira.
Com 37 anos de carreira na televisão, Xuxa agora se aventura no comando dos realities.

A apresentadora é mediadora dos formatos "The Four" e "Dancing Brasil".
Apesar de todo o sucesso, o maior orgulho da apresentadora é a Fundação Xuxa Meneghel, que manteve durante 28 anos.

A Fundação atendia crianças em situação de vulnerabilidade social da comunidade de Pedra de Guaratiba, no RJ, onde desenvolvia um trabalho de assistência social.
• Bônus #1

Xuxa está presente no Guiness Book. O "Xou da Xuxa 3" é o álbum feminino mais vendido do Brasil e o material infantil mais vendido no mundo. Isso lhe rendeu o recorde. Estima-se que já tenha passado das 4kk cópias vendidas.

"Ilariê" foi o primeiro single do álbum.
• Bônus #2

Em 95, Xuxa estreou o "Xuxa Hits" para adolescentes. Na atração, ela levava funkeiros e dizia ser uma.

DJ Malrboro credita à Xuxa a quebra de uma má fama que o funk carregava. “Imagina a rainha da tv assumir sua simpatia por um som de preto, pobre e favelado?".
• Bônus #3

Os artistas internacionais sempre dão prioridade aos programas de Xuxa qdo vem ao Brasil. Ela já entrevistou lendas como Madonna, Mariah Carey, Christina Aguilera, Shakira, Thalia, Toni Braxton, Taylor Swift e várias outras.
• Bônus #4

Em 92, Xuxa foi eleita uma 50 pessoas mais bonitas do mundo pela revista estadunidense People.
• Bônus #5

Xuxa teve a gravidez mais midiática da história do país. O anúncio foi feito AO VIVO no "Domingão do Faustão" e chocou os conservadores por Xuxa não ser casada.

O nascimento de Sasha Meneghel foi televisionado pelo Jornal Nacional em uma super matéria de 10 minutos
• Bônus #6

Em 93, a Dangerous, de Michael Jackson, veio ao Brasil. Foi sua única turnê que passou por aqui.

Xuxa foi a responsável. Ela esteve em Neverland e Jackson ficou encantada por ela, garantindo-lhe a parceria.

Tudo relacionado a turnê tinha a marca da Xuxa Produções.
• Bônus #7

Xuxa é a recordista de público na retomada do cinema nacional.

Com "Requebra", "Popstar", "Duendes", "Duendes 2", "Abracadabra", "O Tesouro da Cidade Perdida", "Gêmeas", "Sonho de Menina" e "O Mistério de Feiurinha" foram 37 milhões de espectadores aos cinemas.
Xuxa teve uma carreira meteórica e ela é foi muito grata aos seus fãs.

Até hoje, ela autografa tudo o que os seus fãs levam para seu programa e tira fotos com as mais de 500 pessoas que formam a plateia semanalmente.

Beijinho, beijinho e tchau tchau
You can follow @BoraBruno.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: