THREAD. ⬇️
Esta passagem do texto que @RcostaRicardo publica hoje, para além de ser desprestigiante para o próprio, é uma traição ao Expresso. (Vou passar à frente de partes como “A frieza e a inteligência não abundam no futebol” - que já são auto-ilustrativas só por si.)
1. Costa assume tacitamente que Rui Pinto é o autor dos leaks do Benfica, coisa de que só o próprio Costa tem a certeza, que não consta na acusação do Ministério Público e, tanto quanto se sabe, no inquérito aberto. Assume, mas não demonstra. É o triunfo do censo comum.
2. Depois de adquirido o pressuposto, elabora sobre ele. Diz-nos que Rui Pinto não só é o autor dos leaks, como é o detentor e o fornecedor da informação. Até hoje, ninguém sabia. Mas Costa já sabe. Não satisfeito, fala de uma "aproximação" e até eu já me sinto envolvido na trip.
3. Como se não bastasse, ascende ao nível Tânia Laranjo. Sim, as teses da CMTV que ligam Rui Pinto ao FCP via-Diogo Faria, e que ainda ninguém tinha tido o desplante de pegar para além da própria CMTV, são agora relançadas em força por Ricardo Costa no Expresso.
4. Mas como Costa não está seguro (nem pode estar) do que está a dizer e assenta o seu discurso cheio de certezas num pântano de suposições, defende-se com um pouco corajoso “alegadamente.” Costa, o “alegadamente” é o jornalismo-fracassado expondo-se a ele próprio.
5. Uma por uma, Diogo Faria desmontou logo todas as teses CMTV (agora CMTV/Ricardo Costa). De tal forma, que - após uma passagem por “Bruno de Carvalho e Nuno Saraiva vão a Budapeste” - até a própria CMTV já tinha dado a novela por encerrada. Como pode Costa entrar neste jogo?
6. Mas, para mim, esta é a melhor: diz-nos Costa que foi o Porto Canal que divulgou os e-mails do Benfica. Leio com estupefacção e não quero acreditar. Ai foi? Onde foram então publicados estes e outros e-mails do Benfica em primeira mão, em 2017?
7. Sim, o Expresso, um dos principais veículos de publicação de e-mails do Benfica, critica agora, como se nada tivesse a ver com o assunto, a publicação de e-mails do Benfica. É uma traição ao seu passado.
O espaço é de opinião - bem sei -, mas a forma descomprometida como Costa aqui se relaciona com os factos não deixa de surpreender. Fá-lo, pois, em ambiente controlado, onde, por mais aéreas que sejam, as suas certezas vão a jogo, mas ganham sempre por falta de comparência.
You can follow @pfbraganca.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: