⚓ THREAD
• TRABALHAR EM CRUZEIRO •

Para aquelxs que sentem a necessidade de sair de sua zona de conforto, buscando maturidade e autoindependência. Uma experiência de autoconhecimento, realização de sonhos e enriquecimento de bagagem cultural.
Vou contar como conseguir chegar até lá, juntamente com minha história. Nesse momento estou em processo, quase contratada, de verdade.

A princípio meu objetivo era juntar dinheiro para fazer intercâmbio, mas acabou sendo muito mais que isso.
Ouvi falar que existem agências de recrutamento de tripulantes graças a @Jhey_Cardoso (linda te amo gratidão por isso).

É preciso entrar no site das agências e fazer um cadastro.
Agências que me cadastrei:
- infinity brazil
- ismbr
- rosa dos ventos
- portside
- valemar
Nesses cadastros você coloca informações pessoais, profissionais e educacionais, idiomas que fala, etc. Também já escolhe desde o início a vaga que você quer ocupar, ou seja, aplicar, lá no navio. Existem três tipos de tripulação: oficiais, os crew e os staff.
É possível aplicar para crew e staff, pois os oficiais são os capitães, cadetes, aqueles mais acima de tudo no navio.
Crew é o pessoal que cuida da limpeza, cozinha, manutenção, etc do navio. Há posições (cargos) que lidam mais com passageiros como recepcionista, garçons, etc.
E os staff são quem lida apenas com o passageiro. São os artistas por assim dizer, que trabalham o entretenimento dos passageiros, que animam falando no microfone, tomando a iniciativa sempre. Tem quem faça recreação com as crianças, e por aí vai.
Eu apliquei pra limpeza (dizemos ja sempre no inglês: housekeeping). Escolhi essa posição por ser a mais "fácil" digamos, pois minhas experiências profissionais anteriores não ajudam em nada, e eles pedem que tenha pelo menos de 6 a 2 anos de experiência na área.
O inglês é fundamentalmente importante, pois as companhias de cruzeiros (para as quais as agências citadas lá em cima recrutam) não são brasileiras, são todas internacionais, ou seja, a língua oficial da comunicação nos navios sempre será inglês.
Quanto mais idiomas você falar, melhor é. Lembrando que não é necessário possuir formação acadêmica específica pra trabalhar num cruzeiro. Toda experiência já conta. Cursos, formações, empregos, Free lancers. Tudo conta se tem a ver com a área que você quer aplicar.
Fiz meu cadastro em todas aquelas agências, numa sexta-feira. Já na segunda, recebi e-mail da Infinity Brazil dizendo que meu cadastro foi analisado e aprovado, e já estavam marcando uma entrevista comigo por Skype. A entrevista ficou agendada pra já na quarta-feira.
Achei que não ia dar em nada mas foi ficando sério. Procurei vídeos sobre quem já passou pela entrevista, que perguntas eles fazem, dicas pra ser aprovada, etc. Até fiquei surpresa de aprovarem meu cadastro, penso que deve ter sido pelo meu inglês que é bom.
Pois meu único emprego foi no setor de produção de uma fábrica de calçados, atualmente trabalho com arte, e cursei um pouco de artes visuais. Nada a ver com navio, mas mesmo assim, meu cadastro foi pra frente. Por isso, tenham fé, tentem! Mesmo não tendo nada a ver.
No dia seguinte, terça, recebi e-mail da agência ismbr dizendo a mesma coisa: cadastro analisado e aprovado, entrevista marcada para segunda-feira da próxima semana.
Chegou o dia, quarta-feira. Me arrumei, escolhi um lugar clean da casa pra ficar de fundo, pois é importantíssimo pra eles analisarem até isso. Se fosse uma bagunça, ou eu ter má postura, já é um ponto a ser descontado. Tem que mostrar que é organizado e está pronto.
Recebi a chamada. A entrevista começou tranquila, ela primeiro pediu pra confirmar meu nome, e disse que tinha uma conhecida com o mesmo aqui do lado da minha cidade. Quem me entrevistou foi a Renata. Todo mundo tem medo da entrevista, mas foi de boa.
Entrevista por Skype, com camera e áudio.
"Let's speak English" disse. Perguntas foram
- para quais vagas você aplicou?
- me fale sobre suas experiências profissionais anteriores
- tem tatuagem? Onde? (Eu mostrei as minhas visíveis)
- tem alguma experiência nas vagas que aplicou?
- tem algum problema com imigração ou visto negado?
- tá lidando com mais agências de recrutamento?
- realmente não tem nenhuma experiência, mesmo informal, nessas áreas?
Eu falei não, e ela disse que ia procurar algo que fizesse sentido pra me encaixar, pois minhas experiências não tinham nada a ver com navio, pq as cias escolhem as melhores pessoas pra contratar. Eu disse q não era problema, eu podia estudar e que tinha facilidade de aprender.
Ela disse que "ia ver lá com a diretoria" e me desejou boa sorte. Fiquei murcha e sem esperança. 1h depois recebi no meu e-mail "parabéns! Você foi aprovado na entrevista! Posição: utility hotel cleaner | companhia: Celebrity cruises"

Fiquei felizona.
Mandaram a job description (onde dizia tudinho sobre essa vaga) e a apostila Vida a bordo pra eu ler.
O próximo passo seria receber um e-mail solicitando uma documentação pra poder agendar uma entrevista via Skype direto com a Celebrity.
Lembrando que estou contando minha experiência com a agência infinity. Com as outras o processo pode ser diferente.
Recebi o e-mail solicitando PDF:
- realizar cadastro no site da companhia
- passaporte
- currículo
- 2 cartas de referência dos empregos anteriores (como tive apenas um, foi só uma carta)
- responder um questionário deles

Todos esses documentos traduzidos pra inglês!
Eles deram todinho o passo a passo de como fazer tudo isso.

*Pra deixar meu currículo melhor, fiz um curso online de camareira pelo Senac, em 1 dia. Adicionei ao currículo como qualificações profissionais. Isso já daria um up pra companhia me querer.
Após enviar essa documentação, eu aguardaria o agendamento da 2a entrevista, essa temida por todos, pois seria tudo em inglês, diretamente com a companhia.

Um bate-papo com a agência via Skype com 15 candidatos já em processo pra mesma companhia que eu foi marcado.
Nesse chat, era só áudio, escutamos e visualizamos um PowerPoint falando sobre tudo que aconteceria dali pra frente, e que essa era a hora de desistir caso alguém quisesse. Ali descobrimos nosso salário, e que nós não teríamos a temida 2a entrevista devido a nossas funções.
A Celebrity não está fazendo entrevistas com candidatos a vagas crew. Eles estão entrevistando apenas os Staff.

Demos graças, mas ao mesmo tempo tínhamos medo, pois íamos ser avaliados pelos documentos aqueles que enviamos.

O chat durou quase 2h.
Isso tudo só tinha sido em 1 semana e pouco. Ouve-se dizer que essa agência infinity é a melhor, mais precisa e mais rápida.
O chat foi numa quarta. Na quinta, recebi e-mail dizendo que os docs foram enviados para a companhia e que após 72h eu receberia maiores informações.
Agonia e medo dominou. Passou sexta, sábado, domingo e nada. Na segunda-feira recebi a resposta da Celebrity...
"parabéns! Você foi selecionado pra fazer parte do nosso time!"
Fiquei + feliz ainda, pois essa aprovação era vital pra continuar o processo.
Então recebi a offer letter, que é uma carta de pré-contrato.
Agora o processo passa a ser todo no site da companhia, a Royal Caribbean
Lembrando que a Celebrity Cruises é parte do grupo Royal.

Esse cadastro no site deles vai ser ativo até o fim do meu contrato, então tudo vai ser por lá.
Agora é a fase mais burocrática. Tem mil documentos p/ serem postados lá. Não é nada difícil ou demais doq tudo q já mostrei.
Agora, as maiores coisas necessárias são:

- o curso STCW e CFPN, cursos obrigatórios da Marinha e que duram 5 dias. Tem na região de Floripa. (quando eu fazer vou ficar na casa da
@ourloveisred
te agradeço tanto ♥️)

- exames médicos
- visto
Todos esses processos são eliminatórios. Os exames são um check-up pra ver se tá tudo ok. O visto, eu preciso, pois a companhia é norte-americana.
Algumas companhias não pedem visto.
Status do processo: alguns documentos postados no site RCC, pendentes de aprovação.
Aguardando o comando na infinity pra que eu possa me matricular nesse curso.

Eles controlam tudo, e pedem que a gente sempre aguarde o e-mail deles com o próximo passo.
Meu processo está sendo bem rápido. Tudo isso desde o dia da inscrição, 4/10 e já estou quase na fase do pré-embarque. Estou tendo sorte, tem gente que demora meses e meses pra tudo isso acontecer. Na verdade, é porque tão precisando de brasileiros p/ temporada brasileira.
Lá em cima eu disse que tinha uma entrevista com a agência ISMBR. Fiz, mas deu tudo errado. Pc travou, caiu chamada umas 3x, fiquei nervosa, falei errado, acabei recebendo e-mail que não fui aprovada. Mas blz, porque tá dando tudo certo já.
Assim que eu fizer o curso da Marinha, eu preciso esperar a data de embarque, que vem o país e o navio em que vou embarcar. Isso a gente não tem ideia de quando sai. Pode ser em 1 mês como pode ser mais.

É um processo que te deixa bem ansioso, pois são seus sonhos chegando!
A data sai 30 dias antes do embarque. Nesse tempo, eu terei que fazer os exames médicos e o visto, e comprar a passagem.
Tem cias que reembolsam tudo isso. A minha, só com algumas condições. Isso é ruim pois todos o investimento é por minha conta, mas só nesse primeiro momento.
Eles preferem que você pague, pois já aconteceu de eles investirem em você, e você desistir de ir. Então até eu concordo que assim eles tem mais fé na gente.

Lembrando que isso com a Celebrity. Outras cias podem até pagar sua passagem!
Eu invisto tudo nesse primeiro momento, mas se eles ficarem satisfeitos com meu trabalho, eles vão me chamar de novo, e aí sim eles pagam tudo!
Meu contrato é de 34 semanas. Geralmente é isso: você fica no mínimo 6 meses morando no navio. Ganhando bastante em dólar, mas trabalhando muito! São 7 dias por semana, todo dia é segunda. Tem folga pra almoço e pra dormir, claro. Isso eu ainda não sei como será,
Pois muito depende do turno que você pega, e se fizer um bom trabalho, etc.
Os crew não podem "se misturar" com os passageiros. Temos nossa área no navio. Restaurante, bar, festa, lugar pra relaxar. Tem a área dos tripulantes.
Já os staff, como lidam diretamente com os passageiros, até podem ficar nas áreas públicas.

Moramos em cabines e dividimos elas com alguém do mesmo sexo. Essa pessoa pode ser de qualquer nacionalidade!

Dá pra fazer muita amizade com estrangeiros! Tem gente do mundo todo.
Toda semana tem Drill, que são treinamentos que você NÃO PODE faltar. Se faltar, leva advertência, e advertências podem levar a demissão por justa causa.
É como uma vida militar. Tem regras, horários, condições. Mas tem muita coisa boa em compensação!
Por ex, você pode conhecer + de 15 países num contrato! Quando o navio atraca no porto, se sua folga for naquele horário, você pode descer e conhecer o lugar ♥️
Você anda com a ID de tripulante. É como se ela "substituísse" o passaporte, q fica retido do começo ao fim do contrato
É realmente uma grande oportunidade, uma grande experiência! Imagine o quanto seu currículo pode ganhar força com um contrato internacional desse.
É aprendizado que nenhuma faculdade pode te proporcionar!
É mto trabalho? É.
Vai dar saudade dos amados? Vai.
Mas esse será o seu momento. Você vai se descobrir, vai ver do que é capaz, vai amadurecer demais. Vai ter que ser forte muitas vezes. Vai se superar! E talvez, vai gostar tanto da vida a bordo q vai querer embarcar novamente 😄
Estou contando as coisas que vejo e escuto, estou num grupo de vida a bordo no WhatsApp. Lá a gente se ajuda bastante.

Como disse, estou na fase da contratação ainda. Muuuita coisa, e tudo, está por vir ainda.

Vou contando tudo aqui conforme acontece!
Hoje me matriculei sozinha no curso STCW+CFPN, sem esperar a agência me mandar. Resolvi me matricular pq não posso perder a turma que já é nesse dia 28 ao dia 1º. Depois a próxima é só daqui um mês.
N faz mal eu ter feito isso, eles só alertam pq tem medo da gente gastar em vão.
E claro, quanto antes fizer mais rápido eu recebo minha data de embarque.

E agora a noite, recebi e-mail da agência dizendo que passei pra próxima fase, e que é pra eu me matricular no curso! 😅
É isso então! Passei pra fase do pré-embarque! 😍
Agora tô 100% aprovada pela companhia!
Agora tenho que imprimir, assinar, registrar em cartório e enviar novamente um documento onde diz que depois dessa assinatura, eu estou pronta pra receber uma data de embarque! 💙
Termo imprimido, assinado, registrado no cartório, scanneado e enviado de volta pra Infinity. A partir de quando eles confirmarem o recebimento, eu posso receber a data de embarque em qualquer dia!
Hoje eu vi que mais uma bolinha ficou verdinha. No sistema da Royal temos esses documentos pra postar (visto, exames, passaporte, tudo), e quanto todos ficarem verdinhos, é hora de ir!
CURSOS CONCLUÍDOS!
Acertei 105 de 116 itens da prova de STCW e 31 de 36 itens de CFPN 🎉 Aprovadíssima nos cursos, só falta chegar o certificado pra eu já meter ali no sistema e continuar o processo!!

*Registrando aqui: esperando a data de embarque há 5 dias.
Os certificados levaram 8 dias pra ir pra Capitania dos portos serem homologados e voltar, supermega rápido! Já recebi e já enviei pro C-TRAC. Também já preenchi o atestado de antecedentes criminais. Quando tudo tiver verdinho, como disse antes, é hora de partir
Os certificados fisicos vou pegar amanhã com a diretora do curso em Floripa!
Hoje o stcw no ctrac ficou verde!!
PARECE QUE PASSEI PRA ULTIMA FASE DO PROCESSO: A FASE DO EMBARQUE. 😍

acabei de receber esse e-mail
Amanhã se completa 1 mês que estou esperando a data, contando desde esse email recebido. A espera é foda! A ansiedade te domina, mas estou me esforçando pra esquecer um pouco, pois as coisas acontecem sempre quando tu menos espera.
Só pra registrar, ontem recebi e-mail da agência Portside marcando uma entrevista. Tô pensando ainda se vou fazer, pq essa agência só recruta pra Costa, e eu quero continuar na Celebrity...
Bom, ter um plano b é sempre bom.
Atualizando aqui: acabei não fazendo a entrevista com a agencia Portside
Hoje 3 pessoas que estão no processo junto comigo (nos conhecemos naquele chat coletivo com a agencia) receberam a data. Setembro e outubro, 2020. Embarque em Roma. Eles são do departamento restaurante, função snack attendant.
Pelo jeito pra esse departamento eles ja estão lançando as datas, e pro meu departamento (housekeeping) continuamos, eu e mais gente, esperando. Logo saiii!
Espero que seja pra antes, e embarcar mais perto...
Minha agência mandou esse email hoje
A Pullmantur faz parte do mesmo grupo, mas ouve-se dizer que a Celebrity é superior. Se eu receber essa proposta de mudança, provavelmente a data já vai sair e vou aceitar. Como é meu primeiro embarque, eu quero ir e ter experiência logo! Não quero mais sofrer/esperar por data..
Hoje, 17/01, RECEBI A DATA!!!
Para 11 de julho, embarque em Barcelona!!!

Navio CONSTELLATION, ainda da Celebrity, ou seja, não fui realocada para Pullmantur.

Tô felizona ❤️
Pra confirmar o embarque eu tenho 3 dias, mas já confirmei, enviando um email e atualizando meus documentos no c-trac. Agora inseri o atestado de antecedentes criminais e assinalei tudo "concordo" num outro negócio lá.
Próximos passos: agendar o visto americano e os exames médicos.
Para os interessados, registrando aqui: minha data levou 57 dias para chegar.

A espera é de 1 a 6 meses.
Dessa vez, todos os meus colegas do departamento housekeeping receberam data (cada um pra um navio diferente, em consequência, dias e lugares de Embarque diferentes). Então, podemos concluir que eles lançam as datas por departamento.
Aceitei e confirmei minha data de embarque. A agência me informou que em 48h minha LOE ficará pronta, e vai estar no sistema. A Letter Of Employment é a carta contrato, é o documento que você sabe que a porra ficou séria de vez! 😁
A espera pela data é agoniante. Todo dia eu entrava no site e só via o quadrado azul. Eu sabia que quando aparecesse esse amarelo eu estaria com data. Apareceu e meu coração já foi a mil! 💙 E tem mais dois quadrados-portais pra aparecerem conforme o processo.
O amarelo ali é um portal que leva a documentos e informações sobre a viagem: passagens, hotel, e deve ter mais coisas que não descobri ainda.
O portal azul é aquele que eu estou desde o início do processo. É só para documentos gerais do processo de cabo a rabo. O meu está assim agora, os laranjas estão pendentes de aprovação.

...não vejo a hora de ver tudo isso verdinho ✔️!
Já faz um tempo que estou num grupo da Celebrity no whatsapp, um grupo geral da companhia, com muita gente: que tá em processo, que tá quase embarcando, que já embarcou, etc. Estamos nos ajudando! Ter esse grupo é muito bão e útil!
Saí do grupo vida a bordo q tinha falado lá em cima. Esse grupo é mais início de processos ou seja, gente q tá começando nas entrevistas costuma entrar.
Agora estou em busca de um grupo só do meu navio, pra conhecer mais gente q vá embarcar comigo e pessoas q já estão no navio.
Minha LOE ficou pronta!
Descobri certinho o dia que entro no navio: 11 julho 2020
E o último dia de contrato: 8 março 2021
💙

Só teve uma coisa: junto nos meus dados na loe, o passaporte veio em branco. Mandei pra minha agência pra ver o que aconteceu.
Lembrando que aqui estou contando como está indo meu processo com a agência INFINITY para a companhia CELEBRITY CRUISES!

os processos com outras agências/cias podem ser diferentes.
Entrei novamente no sistema e tava lá o passaporte preenchido na LOE! <3

Não sei se é assim mesmo, as coisas vão saindo devagar e eu sou apressada e faço tudo prematuramente!
Segue o baile que ta fluindo muito bem ✨
Hoje abriram os portais restantes!!! Vocês não sabem o quanto esperei por isso
e também tem isso ♥ assim será o meu nametag (que usarei preso ao uniforme)

AIKE EMOÇÃO!
Oooopa acabou de esverdear mais três! Cada vez mais perto ❤️
Desenhei meu navio e as bandeiras de todos os países que vou passar do início ao fim do contrato 💙
Espero poder continuar com esse navio! Porque muitas vezes corremos o risco deles mudarem a gente de navio. É tudo muito incerto nessa caminhada!
Mais um passo: Visto americano c1d agendado!
Meu visto acabou de chegar! Fiz ele dia 11/02 em Porto Alegre. A gente sempre vai cagada de medo, mas foi tudo tranquilo, a entrevista foi de boas e até engraçada! Agora bora inserir no sistema! 💙
O visto ficou verde dia 27, e hoje mandei email pra agência solicitar o "esverdeamento" kkk do Seaman's book (um documento que se faz a bordo), e ficou!
Coisa linda, mais perto a cada dia!
Os únicos que faltam inserir são os exames médicos e a passagem.
Meus exames médicos estavam marcados pra 07/04 mas eu tive que adiar para 05/05 por conta do corona.
Pois adiei novamente os exames, para 02 de junho. Minha data de embarque ~ainda~ não foi cancelada. Cada dia chega mais perto dos exames e eu não sei se faço ou cancelo.
Meu embarque foi cancelado! Acabei de receber.
Era de se esperar! É isso então... A gente sofre esperando data e quando ela vem, ela é cancelada. Não estou sozinha nessa... Agora estou no clube dos Sem Data 🤙
Talvez essa thread tenha uma pausa agora, que tudo; que o mundo parou! Quando as coisas se acalmarem, e tudo começar a voltar a dar certo, eu vou continuar a postar aqui!
Só pra constar: estou mergulhada e apaixonada por esse trabalho. Eu preciso dele. Não vou desistir, nunca, vou esperar o tempo que for preciso!

💙
Só pra atualizar: nada acontece feijoada

Quem está embarcando ainda nas péssimas condições desse mundo são os veteranos, os novatos (assim como eu) estão ficando com deus!
Os navios não podem ficar parados, estão trabalhando com o mínimo de tripulação e sem passageiros.
Estão chamando os veteranos/quem já tem 1+ contratos justamente por já saberem como se trabalha, pq eles não tem gente pra treinar os novos.
Tenho amigos com data marcada para embarcar e pelo menos tá andando, à manivela, mas tá. Previsões de embarque dos novatos? Talvez 2022.
Entrei no sistema e agora tem mais campos pra add documentos para embarque como: declaração de quarentena, vacina, e etc.
Sigo aguardando. 1 ano se passou desde o último tweet e eu jamais pensei em desistir.
Até breve, thread trabalhar em cruzeiro 🤙
Pois então, quem é vivo sempre aparece, e o mundo continua girando!!
Minha nova data chegou ontem!!! Agora o coração está a mil novamente 😍
Agora é continuar o processo, falta pouco! E torcer pra que tudo de certo
Atualizando!
Após receber a nova data, agendei meus exames médicos na premedical, fiz, levou uns 7 dias pra serem liberados e então os recebi por email, e já inseri no sistema, e depois recebi pelo correio. Obrigatório levar pro navio esses docs. Tudo ficando ✅ 😍
Recebi e-mail da agência me informando sobre o pacote viagem, que é o transfer do aeroporto pro hotel + 1 diária, (pois eu tenho q sair do Brasil 2 dias antes de pisar no navio) pra no dia seguinte o agente portuário me buscar e levar até o navio.
*As 🦋 se mexeram na barriga*
Dia 1 de novembro, mês da contagem regressiva, já fui comprar algumas coisas necessárias pra levar
Tênis preto
Extensão e adaptador universal
Roupas íntimas q vou precisar bastante
Palmilha de silicone
Varalzinho pra secar peças roupa dentro da minha cabine/quarto

Vem mais aí.
Só pra registrar que acabei de ver que minha passagem aérea já caiu no sistema 🤧💖
Por conta da pandemia a companhia está pagando a passagem (o que pra New hire não era assim) e depois descontando no salário a bordo.
Eu pego o voo dia 02/12 ✨
Meu certificado de vacina das 2 doses saiu, já coloquei no sistema e ficou verde na hora 👀
A passagem está pendente pra esverdear
O covid test result é o PCR que tenho que fazer 72 antes de pegar o voo
E self quarantine é só pra quem é de Singapura, entao ñ tenho que preencher
5 dias antes do embarque abre o check-in no navio, e eu já fiz ✨
Eu não atualizo faz tempo, socorro! Mas então atualizando.. embarquei! Já estou entrando no terceiro mês de trabalho, tá indo tudo bom demais! Valeu a pena cada dia esperando durante esse tempo todo!
Os dias aqui passam devagar, mas o mês passa rápido, é meio estranho! Conheci muita gente nova, aprendi muita coisa e continuo aprendendo. Bora para os meses adiante, que minha energia tá full power 😅
Até breve, thread! Agradeço quem leu tudo 🥰 não desista!
You can follow @pills_thrills.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: