1. UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO QUE TENHO

Geralmente as crises ocorrem por dois motivos básicos, principalmente. (i) quebradeira por excesso de alavancagem e leniência c/ riscos, como 1929, 1987, em 2008 c/ a quebra de bancos com ativos podres, entre outros anos.
2. (ii) Outra forma de crise é a revolta social. Essa é pior. Primaveras árabes, revoltas por falta de comida ou até pela inflação galopante.

Acredito que a próxima grande e séria crise tem chances de ser oriunda do (ii). Não falo de recessão aqui. Falo de mega cagada mesmo.
3. O quantitative easing, com o objetivo de gerar inflação (ou salvar banqueiro?), gerou ou não gerou inflação? Não e sim. Não gerou inflação de consumo. Mas gerou inflação de ativos.
4. Ganhar da inflação não tem nada a ver c/ ganho de capital. Não adianta NADA se ao longo do tempo vc consegue comprar mais arroz, feijão, panela, bicicleta, carro, mas compra cada vez menos negócios, casas, apartamentos, imóveis, ações, fazenda.
5. Se vc perde capacidade de comprar mais ativos ao longo do tempo, vc teve perda de capital. O pior de tudo é q vc ainda paga imposto sobre ganho NOMINAL. Vc se engana achando que teve ganho real só pq ganhou de uma cesta de consumo (inflação).
6. Se vc não se deu conta ainda que compra CADA VEZ MENOS ATIVOS, BENS DE CAPITAL, ao longo dos anos, vc ainda não percebeu que está tendo perda de capital. Isso é andar pra trás. Cuidado.

E o grande efeito do QE no mundo foi a inflação de ativos. Isso alimentou a desigualdade.
7. Qdo dizem q a conta do QE vai chegar, já veio. Já está aí. O americano típico acha q melhorou de vida pq o salário andou mais q a inflação (CPI). Mas imóveis andaram muito mais, e o S&P500 nem se fala. O americano EMPOBRECEU muito em relação aos ativos. Essa é a conta do QE.
8. Na próxima recessão americana, se ela for séria, o americano vai perder o emprego, como sempre, mas agora estará numa situação pior. Vai pagar o aluguel como se os preços dos ativos subiram muito? Ela será mais severa.
9. E o FED? Vai baixar pra qto os juros pra tentar amenizar os efeitos recessivos p/ a população? E quando os EUA baixam juros, quem ganha mais, o detentor de ativos ou a população em geral?
10. Se inflação não vem, treasuries yields não sobem, o q quer dizer preço dos títulos públicos americanos e talvez tbem o S&P subam (inflação de ativos). Mais inflação de ativos reais, é mais riqueza pra quem TEM ativos, deixando ainda mais pra trás quem não tem ativos.
11. Os detentores de ativos enriqueceram bastante com QE, e essa nova riqueza se concentrou ainda mais.

O q vai acontecer qdo a população perceber o q sofreram? Ou seja, o Estado imprime dinheiro, salva o sistema financeiro, enriquece os detentores de ativos e não acontece nada?
12. Só há duas possibilidades agora:

(i) não acontece absolutamente nada de errado, o Estado achou o moto perpétuo de inflação de ativos, e teremos vários QEs pela frente; ou

(ii) o desgosto c/ a desigualdade pode provocar reações imprevisíveis e incontroláveis na população.
13. Pessoalmente acredito q só tivemos efeitos bacanas c/ esse mega aumento no endividamento do Estado, c/ o aumento de preço dos ativos, mesmo deixando a população q ñ tem nenhum ativo ainda pobres no relativo. Até aí ñ há problema em se criar ultra ricos, desde q todos evoluam.
14. O problema pode surgir qdo as pessoas não conseguirem adquirir um ativo (casa, ap, etc), e a hipoteca pesar no orçamento. Isso pode provocar mudanças eleitorais profundas, trazendo um populismo oportunista pros EUA, mudando a tributação de fortunas, ou até sobre os ativos.
You can follow @hbredda.
Tip: mention @twtextapp on a Twitter thread with the keyword “unroll” to get a link to it.

Latest Threads Unrolled: